Ensino Fundamental Anos Iniciais

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS: 1º ano ao 5º ano

Suporte Pedagógico:

O Colégio Universitário oferece aulas de Apoio em Lingua Portuguesa, Inglesa e Matemática no contraturno escolar.

Programa Bilíngue:

A+ Idiomas oferece um programa bilíngue desenhado exclusivamente para o Colégio Universitário, onde a Língua Inglesa é integrada e multidisciplinar, focando nas habilidades e competências do século XXI. Com 5 aulas semanais, o programa utiliza as abordagens do CLIL (Aprendizagem Integrada de Conteúdos e de Língua), PBL (Aprendizagem baseado em projetos), STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), os 4 pilares do UNESCO (aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser), e a Cultura Maker (faz você mesmo).

Integral:

Para as famílias do 1º Ano ao 4º Ano, A+ idiomas oferece a opção do A+ Integral. Sabendo a importância de adquirir uma segunda língua, nosso Integral no contraturno é realizado na língua inglesa, exceto a Educação Física e o auxílio de tarefa. Quem opta por essa modalidade, garante que seu filho participa do programa bilíngue mais recheado e mais completo da região, com mais 15 horas na língua inglesa.

As atividades no Integral são lúdicas, interdisciplinares, e baseadas em resoluções de problemas, realmente botando a mão na massa.

Para o 1º Ano, é oferecido apenas no período matutino para os alunos que estudam no período vespertino, já para 2º Ano ao 4º Ano, é oferecido no período vespertino para os alunos que estudam no período matutino.

Os pais podem optar, com ou sem almoço, e de 2 dias (terça-feira e quinta-feira), 3 dias (segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira) ou todos os dias (segunda-feira a sexta-feira).

UniEnglish:

Para as famílias do 5º Ano matutino que querem ainda mais inglês, A+ Idiomas oferece o curso UniEnglish nas terças-feiras das 14h15 às 17h30.

Atividades integradas no próprio turno inclusas na proposta pedagógica:

• A+ Idiomas – Programa bilíngue (uma aula todos os dias para todas as turmas)
  • A+ Integral (80% do tempo na Língua Inglesa)
  • A+ Humano (Life Skills, intervalos monitorados por adultos e com recreacionistas – atividades dirigidas)
  • A+ Maker
  • Árvore de livros (Plataforma digital com livros para leitura)
  • Música (1º ao 3º ano)
  • Arte (1º ao 5º ano)
  • Educação Física
  • Eureka (ferramenta para estimular o hábito de estudo para os alunos do 4º e 5º anos)
  • Laboratório de Ciências (aulas semanais para os alunos do 4º e 5º anos).

Espaços interativos:

• Salas de aula a céu aberto (Campo verde, Unifazendinha, Espaço do Brincar)
  • Sala Multidisciplinar
  • Sala Psicomotricidade (1º ao 3º ano)
  • Quadras esportivas
  • Auditório
  • Laboratório de Ciências
  • Sala de Música
  • Sala de Arte
  • Sala Maker

Atividades culturais, comemorativas e esportivas:

• UniFamília
  • Momentos cívicos
  • Datas comemorativas (Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Dia do Estudante, Dia das Crianças, Festa à Fantasia, entre outras)
  • Projetos: Paz, Meio ambiente, Qualidade de Vida
  • Estudo do Meio (viagens pedagógicas)

Horário dos turnos:

Matutino: de segunda a sexta-feira
1º ano

7h30min – 12h

2º ao 5º ano

7h30min – 12h15min

Vespertino: de segunda a sexta-feira

1º ano

13h30min – 18h

2º ao 5º ano

13h30min – 18h15min

Documentos necessários para matrícula:

Alunos novos 1º ano: Certidão de nascimento, atestado de vacinação, fotocópia da carteira de identidade, declaração que comprove o último ano de curso na Educação Infantil.

Do 2º ano ao 5º ano: Certidão de nascimento (fotocópia autenticada), guia de transferência (histórico escolar – via original), atestado de vacinação e fotocópia da carteira de identidade.

Prazo de entrega: até 30 dias após o respectivo início das aulas.

Importante: após o prazo máximo (30 dias) de entrega dos documentos, a matrícula poderá ser cancelada por falta de documentação, conforme previsto na Deliberação nº 09/01 do Conselho Estadual de Educação.