Abertas as inscrições da Olimpíada Brasileira de Astronomia

Estão abertas as inscrições para a 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA. A olimpíada é aberta à participação de escolas públicas e privadas e podem participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. As provas acontecem nos dias 27 de abril, de forma online. As inscrições poderão ser feitas mediante preenchimento do formulário das coordenações.

A astronomia é uma das mais antigas ciências desenvolvidas pela humanidade, envolvendo as medidas do tempo a partir da observação dos céus e a elaboração de mapas celestes para orientar as navegações pelos antigos, até, nos dias atuais, as medidas de distância no universo, a investigação da possibilidade de vida em outros planetas e a possibilidade das viagens espaciais, que a tornam uma das mais instigantes ciências contemporâneas.

A OBA é uma forma de incentivar a pesquisa e a curiosidade em torno da astronomia e da astronáutica. Ela é coordenada por uma comissão científica formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira – SAB e da Agência Espacial Brasileira – AEB, contando com apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Os alunos que se destacam nessa olimpíada, em nível nacional, participam depois de uma seletiva onde são escolhidos os que participarão da OLAA – Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica. A OLAA é coordenada por uma comissão de astrônomos de vários países e acontece desde 2009, tendo como sede a capital do Uruguai, Montevidéu.

ORGANIZADORES DISPONIBILIZAM FERRAMENTAS DE APOIO AOS PARTICIPANTES

Os organizadores disponibilizaram para download as atividades práticas preparatórias para participação na olimpíada, no arquivo “Atividades Práticas da OBA” disponíveis no site do evento. Materiais de interesse para o preparo dos participantes, como vídeos com lives e gabaritos comentados de provas anteriores também estão disponíveis no canal oficial da OBA no Youtube.

A organização da olimpíada também disponibilizou para este ano o Planetário Digital Itinerante da OBA, que torna possível à todas as escolas, em qualquer canto do país, agendar uma sessão de visitação em ambiente virtual ao planetário para seus alunos.

ALUNOS DO UNIVERSITÁRIO COM PARTICIPAÇÃO DE DESTAQUE

Na edição passada da OBA, a 23ª, os alunos do Universitário tiveram participação destacada, sendo que, 23 de nossos educandos conquistaram medalhas, desses 14 tiveram medalhas de ouro, por atingirem as notas mais altas.

Nossa diretora, Raquel Ruy, lembra que os bons resultados nascem de estímulos constantes que o Colégio oferece aos alunos, desde a Educação Infantil com atividades investigativas, levantamento de hipóteses, perguntas que propiciem a curiosidade e, assim de forma espiral,  desenvolvendo e potencializando o olhar de pesquisador.

Raquel explica que, “Para nós, o resultado que nossos alunos alcançaram se dá pelo trabalho desenvolvido por professores altamente capacitados que aliam suas aulas a pesquisa, a criatividade, a resolução de problemas com mediações e intencionalidade pedagógica reflexiva, crítica que valorize a construção dos saberes. ”