Projeto “Saúde na Escola” no Colégio Universitário
Na última semana, nas aulas de Educação Física, o professor Dr. Raphael Testa, junto ao grupo de estudos dos programas de Mestrado e Doutorado da Universidade Anhanguera, iniciou o Projeto “Saúde na Escola” de acompanhamento dos indicadores de saúde dos nossos alunos do 9º Ano ao Ensino Médio.
O estudo realiza coletas dos indicadores antropométricos como: peso, estatura, IMC, razão cintura/estatura e circunferência abdominal, que contribuem no monitoramento do controle de crescimento e desenvolvimento do estudante. Também é monitorada a pressão arterial, pouco realizado em crianças e adolescentes, porém um fator de extrema importância, pois colabora na diminuição do risco das doenças cardiovasculares. Outro indicador importante é o acompanhamento do controle de variabilidade da frequência cardíaca. A variabilidade é um fenômeno fisiológico utilizado como ferramenta para investigação do sistema nervoso autônomo e um índice com valor prognóstico em diversas doenças.
Ainda são aplicados os questionários de hábitos alimentares, níveis de atividade física e comportamento sedentário, que são confrontados com os dados apresentados pelos alunos em seus celulares sobre o tempo de tela nos principais aplicativos utilizados por eles.
Dessa forma, o desenvolvimento desse Projeto visa favorecer a vigilância da saúde no Colégio Universitário, gerando assim informações relevantes que podem ser utilizadas tanto em ações para melhorar nossa escola como para o enfrentamento direto aos fatores de risco cardiometabólicos em idades precoces, impactando assim a própria qualidade de vida e a capacidade produtiva do sujeito na vida adulta.
Leave a Comment