A Psicomotricidade como ferramenta de aprendizagem
Uma das grandes novidades do Colégio Universitário para o ano letivo de 2021 será o Espaço da Psicomotricidade, um laboratório de estimulação psicomotora. O novo ambiente proporcionará um passo à frente no trabalho que a Escola já realizava neste campo.
Há muito tempo, a psicomotricidade faz parte do dia a dia de aprendizagem das turmas do Universitário. Afinal, ela é um dos principais recursos de para alunos de Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais.
O Universitário sempre trabalhou com a alfabetização lúdica e, dentro disso, recursos de psicomotricidade eram utilizados pelas professoras regentes e pelos docentes especialistas de Arte, Educação Física, Inglês e Música. O resultado sempre foi a excelência na aprendizagem dos alunos desta faixa etária.
Com o novo ambiente, a nossa equipe terá acesso a equipamentos, brinquedos pedagógicos e múltiplos recursos para proporcionarem, ainda mais, possibilidades aos educandos.
UniKids e 1º ao 5º ano: os maiores beneficiados
O Espaço da Psicomotricidade é direcionado aos alunos de UniKids e Fundamental Anos Iniciais, principalmente, em fase de alfabetização.
A importância da nova sala está muito relacionada com a forma que a criança aprende. No mundo atual, o estudante se relaciona com o contexto em que vive, por meio do seu corpo em movimento. Assim, constrói um repertório de aprendizagens essencial, de forma espiralada e contínua, conforme os estímulos que recebe.
Quando esses impulsos vêm associados à intencionalidade pedagógica, potencializam a comunicação das conexões neurais, favorecendo aprendizagens futuras.
Investimento em formação para a equipe
Pensando nisso, além de investir em um novo espaço, o Colégio proporcionou uma formação completa ao corpo docente e equipe de coordenação.
O curso intitulado “Psicomotricidade: saberes e práticas” fez parte da rotina de professores da Educação Infantil e do Fundamental Anos Iniciais. Foram 40 horas de formação, entre atividades online e presenciais. A formação foi ministrada por Juliana Montenegro Seron, professora de Artes e Educação Física, psicomotricista e Mestre em Educação Física.
A última etapa foi realizada durante a semana pedagógica e a equipe do Colégio aprendeu na prática, como utilizar cada equipamento do Espaço da Psicomotricidade. Ao final do curso, a diretora Raquel Ruy agradeceu o trabalho e parabenizou todos que participaram das aulas. “Parabéns a todos. Juliana, agradeço muito pelo seu trabalho e sei que faremos a diferença com a formação que nos deu”.
A Psicomotricidade no Colégio Universitário em 2021
A partir de todo este projeto, em 2021, a psicomotricidade será parte constituinte da prática pedagógica cotidiana os para nossos alunos, de modo a fazer a diferença no desenvolvimento de cada um deles e promover o processo de alfabetização, ainda mais eficaz.
A educação psicomotora é um meio de estimulação que olha os movimentos humanos, em um diálogo constante com aspectos cognitivos e socioafetivos. O Universitário enxerga esta importância e, por isso, as aulas no novo Espaço e com conceitos de psicomotricidade aplicados serão ferramentas de aprendizagem ainda mais presentes no Colégio.
Segundo Meur & Staes (1984), o intelecto se constrói a partir da motricidade. Por conta disso, as funções motoras não podem ser vistas de forma separada aos demais desenvolvimentos da criança. Como é o caso da parte cognitiva (memória, atenção e raciocínio) e da afetividade (emoções e sentimentos).
Estes conhecimentos, juntos, são fundamentais em todo o processo de alfabetização e letramento. Afinal, para que o ato de ler e escrever se processe adequadamente, é indispensável o domínio de habilidades relacionadas. A psicomotricidade se envolve nisso, pois essas competências são manifestações psicomotoras.
Por meio do novo espaço e de todo o treinamento ministrado, os alunos da Escola serão preparados para o processo de alfabetização, de maneira mais efetiva. Os educandos desenvolverão a tomada da consciência de seu corpo, a lateralidade, o situar-se no espaço, o dominar seu tempo e o adquirir habitualmente a coordenação de seus gestos e movimentos.
Por tudo isso, o Colégio Universitário investiu e acredita muito neste novo projeto para 2021.
Leave a Comment