Crise hídrica: alunos do Universitário economizam mais de 3 mil litros/dia

O Brasil tem enfrentado, em 2021, a mais severa crise hídrica dos últimos 91 anos. Os reservatórios em baixa, o racionamento e a conta de energia mais cara são os reflexos mais aparentes, mas o problema é muito maior. 

No Paraná, a situação não é diferente. Mesmo com as chuvas de outubro, a Sanepar – Companhia de Saneamento do estado – ainda trabalha com o rodízio no abastecimento e mantém o alerta: se o consumo não diminuir, pode faltar água.

A classe científica também se mobiliza. “A crise hídrica no Brasil é uma crise mundial” é o título do artigo publicado semana passada na conceituada revista Nature. 

O texto, assinado por três pesquisadores e endossado por outros 95 cientistas de diversas instituições nacionais e internacionais, sugere quatro pontos:

1. Otimizar o uso da água para que atividades essenciais não fiquem à mercê de chuvas 

2. Diversificar fontes de energia 

3. Criar um plano de secas 

4. Acabar com desmatamento na Amazônia

Diante desse desafio, o Colégio Universitário, de Londrina (PR), colocou em ação o projeto “Sustentabilidade – preservação dos recursos hídricos”, que engajou alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. 

Um dos resultados mais expressivos, entre vários outros, foi a economia de 3.800 litros deágua/dia, obtida com uma simples intervenção nas mangueiras de vazão das caixas de descarga dos vasos sanitários.

No Ensino Fundamental – Anos Finais, os alunos estudaram os benefícios dos bicos arejadores. E, na Sala Maker, com a impressora 3D, chegaram à peça ideal, que proporcionou uma economia de 72% em relação ao uso de uma torneira sem o bico instalado. 

O projeto teve ainda a discussão de temas e dinâmicas relativos ao consumo consciente da água e luz, separação do lixo, importância do solo e da água, diferentes tipos de moradia, modelos de biomas brasileiros, semeadura de plantas e testes com circuitos elétricos. 

“Essas atividades levaram nossos alunos a compreender a importância dos recursosnaturais e, como pequenas ações cotidianas, podem ter um grande impacto na preservação do meio ambiente”, explica Raquel Ruy, diretora do Colégio Universitário.

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