Na reta final

por Rosa Maria Cardoso*

Até aqui, tudo bem! Você estudou firme. Em 2022 você estudou, ou às vezes, nem tanto quanto gostaria.

Dedicou horas e horas preparando-se para o vestibular, deixou de lado alguns momentos com amigos, família. E mesmo assim, às vezes aparece um sentimento de que poderia ter feito mais. Fique tranquilo, isso também faz parte do processo.
Apesar disso, agora na hora do Intensivão,  é normal que bata uma insegurança. Aquela necessidade de revisar tudo na cabeça até quando ela está no travesseiro. Parece que o tempo é pouco.

De repente, parece que é somente você que sente tudo isso e que os seus concorrentes sabem muito mais.

Mas, espera aí! Será que não é hora de prestar um pouco mais de atenção a você? Deixar as preocupações ou parar de pensar na concorrência? Quando olhamos para nós, temos a possibilidade de investir as nossas energias naquilo que realmente pode contribuir para a segurança e confiança. Não deixe também de fazer uma análise onde é possível investir o tempo que resta até o vestibular. Por isso, aqui vão algumas dicas que fazem muita diferença.

QUE TAL?

Respeitar seu ritmo, seu tempo

Durma o número de horas que convém a você. Não estude até altas horas. Nem vare madrugada debruçado sobre livros e apostilas. A partir de determinado ponto, o estudo não rende, pois você já ultrapassou seus limites, desrespeitando seu tempo interno. Administre bem seus horários e alimente-se direito.

Não cair em cobranças internas

Não cobre de você uma excelente aprovação e nem supervalorize as observações feitas por amigos, familiares, professores. Isso não vai ajudá-lo em nada. Use esta energia em coisas produtivas, como organizar-se por exemplo. O importante é a qualidade do seu estudo.

Não ficar se comparando com outros vestibulandos

É natural que em certo grau isso ocorra, mas não adianta nada você se preocupar mais em saber como o outro está do que como você está. Você encontrará concorrentes sim, mas não tem controle sobre eles. Só sobre você. E a única medida de comparação deve ser você mesmo: como estava, como está e como poderá estar.

Não querer abraçar o mundo!

Sinta-se seguro com a preparação que você tem, nos conhecimentos que adquiriu. E principalmente: confie em você!

Tudo bem que é reta final, mas o jogo ainda não acabou. Por isso é bom lembrar alguns mandamentos fundamentais nesta reta final:

  • Não selecione as aulas que assistirá na revisão.  Todas têm um objetivo único: revisar os conteúdos, voltados agora para o vestibular.
  • Aproveite esse momento para analisar seus pontos fortes e fracos. E tire todas as suas dúvidas.
  • Aproveite os resultados dos simulados para seu aperfeiçoamento. Saiba fazer a “leitura” do seu rendimento. Não deixe de procurar fazer a análise das questões que errou. E, é claro, revise esses conteúdos.
  • Estabeleça seus horários de estudos e siga-os com rigor. Nada de se “matar” de estudar num dia e relaxar no outro. Mas, cuidado!  Afinal, você não é só vestibulando. Reserve um tempinho para sua academia, seus amigos ou mesmo para não fazer nada.

    E não se esqueça: o jogo só acaba quando termina.

    *Rosa Maria Cardoso é psicóloga e  Coordenadora do Ensino Médio e PV do Colégio Universitário de Londrina

Leave a Comment