Viagem ao Sítio do Carroção marca retomada de Estudos de Meio
Modalidade aprofunda aprendizado e desenvolvimento de
habilidades socioemocionais
Nove de setembro. Guarde essa data. Um dia inesquecível para os alunos das turmas do 8º ano do Colégio Universitário, que “caíram na estrada” para a retomada dos Estudos de Meio – o primeiro após a pandemia. Destino: Sítio do Carroção, o único resort pedagógico do Brasil, em Tatuí (SP).
A equipe pedagógica que levou 40 alunos para essa aventura incluiu a coordenadora dos anos Finais Danuza Vicentini Farias, Bruna (assistente de coordenação) e o professor Raphael Testa.
Os projetos pedagógicos do resort são variados, todos de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o que permite uma verdadeira viagem cultural muito mais abrangente e estimulante para
o estudo do meio ambiente.
Segundo a coordenadora Danuza, a experiência de imersão em clima de aventura e descoberta, reforça o aprendizado: “Os alunos assimilam informações e sedimentam conhecimentos que não serão simplesmente memorizados, mas que se tornarão inesquecíveis. A interdisciplinaridade trabalhada é fantástica, alinhada às
competências e habilidades”.
Danuza conta que, por marcar a retomada de atividades pedagógicas externas, a viagem foi cuidadosamente planejada: “Nesse momento pós-pandemia, priorizamos momentos que trabalham habilidades socioemocionais, destacando a socialização para uma aprendizagem significativa. Afinal, os alunos passaram por
muitas situações e emoções negativas durante a pandemia, muito tempo em isolamento social, impactando, assim, o desenvolvimento das habilidades interpessoais”.
Objetivos pedagógicos
Raquel Calil Ruy, diretora geral do Universitário, explica a importância dos Estudos de Meio e como são importantes para o ensino diferenciado que o Colégio oferece aos alunos.
“É preciso deixar claro aos pais que um Estudo de Meio vai muito além de um passeio. É um projeto que requer planejamento e é 100% construído com intencionalidade pedagógica. Conta ainda com a intervenção do professor para mediação de perguntas, o que faz com que o aluno consiga materializar a dimensão abstrata do conhecimento em aprendizado real”.
Além disso, salienta a diretora, as habilidades sócias emocionais são trabalhadas desde a Educação Infantil, quando as crianças interagem em ambientes fora da escola e sem a presença dos pais.
“Nesses estudos de meio, os alunos aprendem a partilhar, conviver, esperar, enfim, vivenciam as boas regras de interação em sociedade. Os efeitos são diversos e muito relevantes. Para se ter uma ideia, proporciona até mesmo um desfralde e o deixar a chupeta e a mamadeira de uma maneira mais tranquila”.
Raquel destaca que os benefícios se estendem aos outros ciclos, com temas e vivências que incluem desde educação financeira com o controle de gastos em uma viagem, até o desenvolvimento de responsabilidade ao conferir os itens da mala. “Assim, quando chegam ao Ensino Médio, os alunos do Universitário estão
preparados para intercâmbios internacionais”
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