UniProfissões 2022 debate o futuro do trabalho

Mostra sobre carreiras profissionais terá intensa programação e vai mostrar a realidade de várias áreas

Começou ontem (01/08) e vai até 17 de agosto, a UniProfissões 2022, mostra sobre as novas tendências do mercado de trabalho, promovida pelo Colégio Universitário, de Londrina (PR).

A diretora Raquel Calil Ruy fez a abertura, que foi em modelo híbrido, reunindo alunos e pais presencialmente e conectados. “Este evento é importante porque traz profissionais com grande bagagem de conhecimentos e nos abre um leque sobre as novas profissões que estão surgindo”, disse.

A primeira parte – online – foi a mesa-redonda: “Sociedade Contemporânea e Mundo Profissional”, mediada pelas professoras Jaqueline Console, de Geopolítica e Denise Barros, de Literatura e Redação. Os convidados foram Alexandre Sayão, CEO da Amais Educação com passagem pela diretoria da Rede Inspira; e Roberto Kirsch, psicólogo e coach que trabalha com desenvolvimento humano.

A conversa abordou temas, como o perfil profissional ideal para os dias atuais, qual o papel da escola na construção desse perfil, como ser protagonista das próprias escolhas e as tendências do mercado de trabalho para os próximos anos.

Roberto Kirsch, mais conhecido como Bob, destacou a importância das soft skills, que não se aprendem nas salas de aula, mas fazem toda a diferença e, em seguida, fez um alerta aos pais:
“Cuidado com as crenças que vocês formam nos seus filhos. Uma pessoa pode ter mais ou menos dificuldade em uma área, mas não quer dizer que ela não pode aprender. Tudo é possível. Temos que ensinar os jovens a serem protagonistas de suas escolhas”.

Já Alexandre Sayão destacou quatro pontos em suas considerações finais: “À medida que crescemos, deixamos de lado algumas características de criança que fazem toda a diferença. Por isso, nunca pare de aprender, nunca perca a curiosidade, converse com muitas pessoas, forme uma grande rede de contatos. E entenda uma coisa: nada é definitivo. Você pode mudar suas escolhas profissionais”.

A segunda parte da programação contou com a presença de alunos do Universitário que foram aprovados em grandes universidades em cursos concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia. Detalhe: conquistando colocações de destaque. Maria Luiza Vargas da Cruz, Giovana Ueda, Gustavo Paes, Daniel Alves e Leonardo Lamboia conseguiram inspirar e emocionar a plateia.

Mediado pelo coordenador de Marketing do Universitário, João Paulo Ausechi, o bate-papo destacou as estratégias de estudos de cada um e os desafios de escolha da carreira profissional.

O UniProfissões continua até 17 de agosto com uma programação cheia de atividades. Não deixe de participar!