Colégio Universitário incentiva Olimpíadas Científicas e recebe alunos e familiares para entrega de medalhas

Foi com imensa alegria que nós, do Colégio Universitário, realizamos três eventos no mês de agosto para entrega de premiações conquistadas por nossos alunos em olimpíadas do conhecimento. Professores, estudantes e famílias se reuniram para comemorar os resultados, que são motivo de muito orgulho para toda a comunidade escolar.

A participação nessas olimpíadas aprimora o aprendizado, revela talentos e ainda pode ser um caminho para conquistar uma vaga em universidades brasileiras e estrangeiras. Percebendo que isso faz a diferença na trajetória acadêmica, o Colégio Universitário incentiva o envolvimento de seu aluno em competições científicas. Participamos nos últimos anos da Olimpíada de Astronomia (OBA), de Matemática (Canguru e OBMEP), de Ciências (ONC), de Química (OPRQ), de Física (OBF), de Biologia (OBB), de Investimentos (OBInvest) e de Medicina, e sempre estamos atentos a atividades científicas que proporcionem novas experiências e desafios ao nosso aluno.

Os eventos realizados pelo Colégio contemplaram as premiações conquistadas nas olimpíadas de Astronomia, Matemática, Ciências e Física. Os estudantes do Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais receberam suas medalhas e certificados no dia 03 de agosto e, nos dias 17 e 18 de agosto, foi a vez do Ensino Médio. Ao todo, foram entregues 121 premiações.

Deste total, 28 premiações são da edição de 2020 da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), com 19 medalhas e 9 menções honrosas. Na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), também realizada em 2020, os alunos conquistaram 30 medalhas e 23 menções honrosas. Na edição de 2021 da Olimpíada Canguru de Matemática, foram 26 medalhas e 12 menções honrosas. Já a participação na Olimpíada Paranaense de Química deste ano rendeu 2 menções honrosas aos estudantes do Universitário. Além disso, 22 alunos foram selecionados para o treinamento oferecido pela comissão organizadora da OBA para a seletiva internacional.

O papel das famílias é parte essencial neste processo, acompanhando a preparação dos alunos, apoiando a participação e comemorando conosco. Lya Hutter, mãe da Beatriz de Godoi e do Felipe de Godoi, alunos do 9º e do 6º ano do ensino fundamental, respectivamente, fala com orgulho dos filhos medalhistas. “As olimpíadas já fazem parte da vida acadêmica deles há algum tempo. Entendemos que essas competições ajudam a prepará-los para outras provas e testes, já que eles revisam as matérias, revendo assuntos já estudados”. Lya conta que com as colocações obtidas, sua filha chegou a ganhar aulas na Universidade Estadual de Londrina. “Ficamos muito felizes e isso abriu horizontes para ela”, comemora.

A Diretora do Colégio Universitário Raquel Ruy afirma que esses eventos têm sido cada vez mais frequentes em nosso país. “E isso é muito gratificante, porque as olimpíadas abordam os assuntos acadêmicos de forma aplicada, mostrando esses conteúdos como meio de transformar realidades e situações. A OBA, por exemplo, trabalha a leitura de mundo, a Canguru aborda a Matemática em situações cotidianas. De forma geral, a Olimpíada Nacional de Ciências, de Química, de Biologia e de Física trazem os conteúdos de forma contextualizada.
O excelente desempenho dos nossos alunos comprova que vale a pena apostar na curiosidade como motor do conhecimento. “Os estudantes que participam de olimpíadas desenvolvem habilidades diferenciais no que diz respeito à pesquisa, construção do conhecimento e visão de mundo. Não é por acaso que universidades renomadas vêem com muito bons olhos os alunos olímpicos, oferecendo vagas para esses jovens, sem necessidade de vestibular”, comenta a diretora Raquel Ruy.

Para acessar as fotos do evento de entrega de medalhas, clique aqui.