Universitário indica: férias com aventuras e sabor de história

Vai sair de férias e não quer encarar a agitação da praia, dos grandes resorts ou de parques temáticos? Então, preste atenção nas dicas abaixo e prepare-se para viver aventuras radicais junto à natureza e experiências recheadas de história com sabor de café! 

Você sabia que na região de Londrina (PR), cidade do Colégio Universitário, há lugares incríveis com belezas naturais e diferentes roteiros turísticos? Há opções de passeios rápidos de um dia ou com hospedagem por períodos mais prolongados. Escolha o seu próximo destino e boa viagem! 

Rota do Café

O aroma do café especial vem das fazendas dedicadas ao resgate da tradição e da cultura cafeeira do Norte do Paraná, que viveu tempos áureos até 1975, quando as plantações foram dizimadas pela chamada geada negra.

As fazendas que recebem visitantes se espalham por nove municípios num raio de 200 quilômetros a partir de Londrina. São mais de 30 atrações. Entre elas estão a Monte Bello, em Ribeirão Claro, e a Palmeira, onde se descobre como o café é cultivado e pode-se aprender como preparar e degustar diferentes tipos da bebida. A experiência é única, e não se resume ao café – inclui trilhas ecológicas, banhos de cachoeira e observação de pássaros. Para os mais envolvidos é possível até participar da colheita.

Nas cidades, museus revelam o passado enquanto cafeterias gourmet rendem homenagem ao ouro verde, como já foi chamado o café em Londrina, conhecida em tempos áureos como a capital mundial do café. De surpresa em surpresa, a Rota do Café trabalha na recuperação de importante período da história econômica do Paraná e do Brasil.

Rota das Águas

Um roteiro às margens da represa da Usina Hidrelétrica de Chavantes, no Rio Paranapanema com direito a cachoeiras, riachos, cascatas e prainhas de água doce. Juntas, as cidades de Carlópolis e Ribeirão Claro, que integram a Rota das Águas, reúnem 12 atrativos com opções de lazer para todos os bolsos. 

São aproximadamente 60 mil hectares de área inundada por águas transparentes. Montanhas, como a Torre de Pedra e o Morro do Gavião, assim como as matas nativas, tornam ideais a prática de esportes como rapel, tirolesa, boia Cross, mountain bike, caminhadas em trilhas por matas nativas, mergulho em rios, camping, voo livre, banana boat, barco à vela, caiaque e passeios de escuna.

Canyon Guartelá

Localizado em Tibagi, a 153 km de Londrina, o Parque Estadual do Guartelá oferece cachoeiras, corredeiras e formações rochosas. A reserva abriga o sexto cânion mais extenso do mundo – o de Igapó, com 32 quilômetros. 

Para explorar a área, há trilhas sinalizadas com passarelas de madeira ou piso de cascalho que conduzem a cenários como os panelões do Sumidouro (buracos na pedra por onde escorrem as águas do rio) e o mirante da cachoeira Ponte de Pedra. O destino é um dos mais procurados pelos adeptos do ecoturismo, oferecendo rapel, cascading, boia cross, trilhas para caminhadas, voos de parapente e um emocionante rafting pelas corredeiras do Rio Tibagi.

Leave a Comment